segunda-feira, 30 de maio de 2011

CERIMONIAL ENTREGA DE FAIXA KYU 30/05/11

"A força não provém da capacidade física, e sim de uma vontade indomável."
Mahatma Ghandi

domingo, 29 de maio de 2011

CURSO COM O SHIHAN MARIO BONILLA

OSS!!!
Shihan Mario Bonilla e Shihan Marconi á federeção paraibana de karatê budô, agradece profundamente sua visita e a divisão de conhecimento, possibilitando assim esse intercâmbio valoroso cultural.
Dificuldades enfrentamos em todos os países, mas como verdadeiros SAMURAIS temos enfrentar esse desafios utlizando-se do BUDÔ.
Saiba que aqui o senhor deixou amigos, irmãos de arte e sempre que precisar estaremos ás ordens.
Segue os nomes dos alunos do curso realizado no dia 29/05/11 para o certificado:
Marcus Vinicius de Andrade Holanda
CARLOS AUGUSTO FABRICIO P.C.     
Estou postando em nosso blog este agradecimento e incluindo as fotos no orkut.
um forte abraço.

Shihan Marcos Antônio
Tashi Marcus Vinicius
OSS!!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PARABENIZO A FPKB POR SUA PARTICIPAÇÃO POSITIVA NO III CAMPEONATO NORTE NORDESTE DE KARATE BUDO
BEM COMO CONVIDAR OS ATLETAS PRA DARMOS ÍNICIO AO TREINOS TÉCNICOS....

E AOS NOSSOS PROFESSORES E MUNITORES QUE ESTEJAM MINISTRANDO AULAS REGULARMENTE, PARA PARTICIPAR DAS AULAS NAS SEXTA FEIRA, VISANDO O ENREQUECIMENTO DOS NOSSO FAIXAS PRETAS E MARRONS.

DESDE JÁ AGRADEÇO A COMPREENSÃO DE TODOS E ESPERO VOCÊS PRA ÍNICIARMOS ÁS ATIVIDADES....


TASHI M.J. REIS 4º DAN DE KARATÊ INTERNACIONAL PELA WUKO....

SAUDASSÃO MARCIAL!!!!!

ARTIGO : ARTES MARCIAS E A DEFESA PESSOAL



Á FPKB, na pessoa do TASHI MARCOS JOSÉ REIS DOS SANTOS, 4º DAN INTERNACIONAL PELA WUKO, representou a nossa entidade no I MEGA SEMINÁRIO DE HAPKIDO E DEFESA PESSOAL, realizado pela federação de hapkido da Paraíba, nos dias 21 e 22 do mês corrente, ministrado pelo GRÃO MESTRE EM HAPKIDO RODRIGO e organizado pelo MESTRE ALMIR representante legal da arte em nosso estado.

Ressalva do TASHI M. J. REIS; desde já agradeço á federação de hapkido da Paraíba pela recepção, bem como ao MESTRE BEZERRA DE TAEKWONDO, pela atenção para comigo neste evento tão importante para ás artes marciais e para divulgação do hapkido em nossa cidade; também através deste ARTIGO quero parabenizar o grão mestre Rodrigo, por todo trabalho desenvolvido em pró da defesa pessoal e da difusão e divulgação do hapkido em nosso estado.
SAUDAÇÃO MARCIAL. DOMO ARIGATO....


JOÃO PESSOA, 25 DE MAIO DE 2011.
TASHI MARCOS JOSÉ REIS DOS SANTOS

AGRADECIMENTO AO TASHI MARCOS JOSÉ PELO CURSO DE DEFESA PESSOAL




MAIO DE 2011.Prezado Prof. Marcos
Bom Dia

Fico feliz em saber que um passo do nosso trabalho tenha sido
reconhecido por aqueles que participaram do Curso, principalmente por
V. Srª. Colega de uma Arte Irmã  (Karate), isto nos incentiva a
seguir em frente e nos motivar a prosseguir com o nosso Calendário de
Eventos: II SEMINÁRIO INTERESTADUAL DE HAPKIDO & DEFESA PESSOAL -
dia 07 agosto, I CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE HAPKIDO DA AHEN
- 11 DE Setembro, II MEGA SEMINÁRIO DE HAPKIDO E DEFESA PESSOAL - 06
de Novembro.
Caso o Colega esteja interessado e formar uma parceria envolvendo
seu alunado e seus amigos para estes próximos Cursos, peço-vos nos
contactar o mais breve possível pelos meios a seguir: E-MAIL:
aatkd@bol.com.br, MSN & ORKUT: atentkd@hotmail.com e FONES:
83-8884.6330 & 83-3603.1100, e ainda melhor em nossa Sede, para
formar-mos uma possível parceria.

AGRADECEMOS A V. SRª. PELO APOIO, SERáS BEM VINDO AOS NOSSOS
CURSOS E EM NOSSO MEIO.

?????? ANIONG HI KASEIO

Mestre Almir Macêdo Costa
Presidente da FPH e AHEN

sexta-feira, 20 de maio de 2011


FEDERAÇÃO PARAIBANA DE KARATÊ BUDÔ
III CAMPEONATO NORTE NORDESTE DE KARATÊ BUDÔ
TERESINA – PI 13 Á 15 DE MAIO 2011.

JOÃO PESSOA, 20 DE MAIO DE 2011.

Ofício nº 017/2011


CENTRO DE FORMAÇÃO SHOT ADVANCED TRAINING LTDA.


Ref.
Agradecimento

A FEDERAÇÃO PARAIBANA DE KARATÊ BUDÔ, por meio de seu presidente, vem manifestar profundo agradecimento pela doação em forma de patrocínio de valor considerável, que foi de suma importância para a realização do evento. É preciso ressalvar que empresas como a Shot Advanced que tem visão empreendedora tende à expansão e liderança de mercado.  

Aproveito a
oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração.

Atenciosamente.



Marcos Antônio C. Santos
PRESIDENTE DA FPKB

terça-feira, 17 de maio de 2011

SHIHAN Francisco B., SHIHAN Darryl Williams e SHIHAN Marcos Antônio.

III CAMPEONATO NORTE-NORDESTE


FEDERAÇÃO PARAIBANA DE KARATÊ BUDÔ
III CAMPEONATO NORTE-NORDESTE
TERESINA-PI, 13 Á 15 DE MAIO DE 2011

JOÃO PESSOA-PB 16 DE MAIO DE 2011
CARTA DE AGRADECIMENTO
A viagem ao III campeonato norte nordeste de karatê realizado na cidade de Teresina-PI só foi realizado graças a um conjunto de pessoas que se empenhou para que ele fosse um sucesso. Neste conjunto, bastante heterogêneo, não poderíamos deixar de mencionar os convidados que se dispuseram a compartilhar o seu conhecimento e a sua energia sobre questões relevantes à FPKB. É preciso destacar, também, aquelas que se ocuparam da organização, realizando inscrições, montando e entregando pastas, certificados, atendendo às diferentes solicitações e informações necessárias ao evento; os responsáveis pelos equipamentos de áudio e visual; aos oficiais do corpo de bombeiros do estado do Piauí;ao Shihan Darryl Williams por dividir conosco seu conhecimento;  aos patrocinadores pois sem eles ficaria mais árdua esta tarefa; as pessoas que cuidaram especialmente do transporte e hospedagem dos convidados, procurando atender às necessidades de cada um deles – aos alunos que se propuseram a abrilhantar ainda mais este evento –, os quais vieram dar vida ao campeonato e o curso de arbitragem com sua presença.
Apesar das diferentes e valiosas contribuições desse conjunto de pessoas, é preciso ressaltar um fator comum a todas elas, que garantiu não apenas o sucesso deste evento, mas que tem garantido o sucesso de outras atribuições o compromisso , o que é, a nosso ver, a principal contribuição e o motivo maior desta carta de agradecimento.
Agradecemos assim a todas as pessoas que contribuíram para viabilizar a ida ao evento e o evento em si, pelo seu empenho, esforço e, em especial, pela demonstração de compreensão e solidariedade na solução dos problemas que surgiram. Se, por um lado, a manifestação dessa solidariedade recoloca em pauta certas atitudes, como a militância e o voluntariado, muitas vezes incompreendidas ou consideradas em desuso; por outro lado, ela expressa a possibilidade de congregar pessoas em torno de ideais  profissionais e de um valor maior: o compromisso ético com as questões do karatê-dô.
A todos aqueles que expressaram esse compromisso participando do III CAMPEONATO NORTE-NORDESTE DE KARATÊ realizado pela CBKB, o nosso MUITO OBRIGADO!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Significado das Cores das Faixas do Karatê


Faixa Branca_160
A Faixa Branca (Shiro Obi) – Sem graduação (Mu Kyu)
Essa é a cor do desprendimento.
O branco reflete todas as cores. A própria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Entretanto, ele tem em potencial, todas as cores das demais faixas posteriores e, assim como o fogo está na pedra, cabe a ele, fazê-lo brotar através da fricção do treino árduo.
A busca nesse grau é pela purificação e transformação, diante do infinito conhecimento que tem diante de si. Essa faixa nos diz que o iniciante deve buscar a humildade e a imaginação criativa, através da limpeza e da claridade dos pensamentos. É a cor síntese do arco-íris e a mais associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição e especialmente o absoluto.
Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade. Repelindo os pensamentos negativos, procurando elevá-los, para que encontremos o equilíbrio interior, segurança e desenvolvamos o instinto e a memória.
O branco simboliza uma espécie de coringa, para todos os propósitos, é o substituto para qualquer cor, assim como uma tela em branco esperando para ser pintada.

Faixa Amarela_160 A Faixa Amarela (Kiiro Obi) – 6º Kyu (Rokku Kyu)
Assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que é um iniciante ou um recém-nascido no Karatê, que com o tempo irá crescendo e fortalecendo-se, até chegar a maturidade que corresponde a faixa preta.
Assim como o sol nascente, o conhecimento começa a aflorar para o iniciante. Agora ele pode vislumbrar um pouco da iluminação da descoberta e da realidade do que é o Karatê. Entretanto, assim como o amarelo é uma cor primária, isto é, não pode ser formado pela mistura de outras cores, ele também deve manter-se puro dentro da escola de Karatê que escolheu ainda evitando misturar outras coisas aos conhecimentos que está recebendo para não se confundir dentro da senda do verdadeiro Karatê.
Assim como essa cor, essa graduação lhe traz a alegria, a vida, o calor, a força, a glória, o poder mental e representa o descobrimento. Ela lhe desperta novas esperanças no caminho, dando-lhe vivacidade, alegria, desprendimento e leveza. Agora ele deve procurar desinibir-se para desenvolver seu brilho, mas também diminuir a ansiedade e as preocupações, construindo sua confiança, energia e inteligência na solução dos problemas que surgirão.
A cor dessa graduação mostra que o praticante deve reter conhecimentos e desenvolver a luz da sabedoria e da criatividade, e assim como o sol, ela deve trazer a luz para as situações difíceis.
O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. Apesar do amarelo estar relacionado ao elemento terra, também é uma cor Yang e representa o descobrimento e a abertura para o conhecimento do Karatê.
 
Faixa Vermelha_160 A Faixa Vermelha (Aka Obi) – 5º Kyu (Go Kyu)
A cor vermelha sugere motivação, atividade e vontade. Ela atrai vida nova e pontos de partida inéditos.
Essa é a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. É a cor mais quente, ativa e estimulante. Ainda é uma cor primária que não pode ser formada pela mistura de outras cores, mostrando assim, que o praticante ainda deverá manter-se puro e fiel ao estilo de Karatê que elegeu.
Essa faixa, pela sua vibração, dá mais energia física, mostrando que agora, mais do que nunca é necessária força de vontade para não desistir da conquista dos seus ideais. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos.
Embora o vermelho represente agressividade, perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista, também simboliza aquilo que deve ser contido pelo seu portador. Esta cor faz com que você se sinta mais vigoroso, expansivo e pronto para avançar adiante em algum sentido evidente. Ela tende a atrair o olhar das pessoas e chamar a atenção. Se você usar vermelho, isso pode indicar que tem ardor e paixão, ferocidade e força. As pessoas que gostam de ação e drama apreciam essa cor. É uma cor de uma energia muito forte e o praticante deve ter o cuidado e a persistência para não se deixar ser vencido por ela e desistir do caminho. Sendo a cor do sangue, o vermelho também está relacionado à vida e à força de uma energia vital máxima. Esta é uma cor Yang.

Faixa Laranja_160 A Faixa Laranja (Daidaiiro obi) – 4º Kyu (Yon Kyu)
Esta cor é a mistura do vermelho com o amarelo, representado que o conhecimento dos graus anteriores deve estar contido nesta graduação e trazendo as qualidades dessas duas cores. Nos diz que devemos procurar o sucesso no treino diário, agilidade, adaptabilidade, estimulação, atração e plenitude.
Essa cor também simboliza aquilo que o praticante deve buscar: o encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade e tolerância.
Esta é a cor da comunicação, do calor afetivo, do equilíbrio, da segurança e da confiança. Quem chega nessa faixa deve acreditar que agora tudo é possível, pois essa cor estimula o otimismo, generosidade, entusiasmo e o encorajamento.
A cor laranja mostra ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer. A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das características dos dois elementos. Também é uma cor Yang.

Faixa Verde_160 A Faixa Verde (Midori Obi) – 3º Kyu (Sankyu)
O verde é uma cor que representa Esperança e a Fé. É a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela simboliza harmonia e equilíbrio.
Essa cor, que nos chega depois das cores quentes iniciais, nos dá a impressão de que chegamos a um oásis, depois de atravessar um árduo deserto, mas devemos saber que ainda há mais deserto a vencer.
Ela também representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação, fertilidade. O portador deve procurar desenvolver a sua sensibilidade para se comunicar com a natureza interna e externa a si mesmo.
Significa também a harmonia em que devemos estar com ela, junto com o ar, a água e o fogo, elementos da vida que proporcionam bem-estar ao ser humano.
Essa cor simboliza uma vida nova, a energia, a fertilidade, o crescimento e a saúde. Por outro lado, quando em mau aspecto, mostra um orgulho excessivo, superioridade e arrogância.
O verde é ligado ao elemento madeira e a primavera.
Representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. Também significa a etapa da juventude, estando relacionado a este estado emocional, mostrando assim, que os conhecimentos ainda não se encontram bem claros ou maduros para os praticantes. Ainda lhes falta amadurecer mais e delineá-los melhor.

Faixa Roxa_160 A Faixa Roxa ou Violeta (Murasaki Obi) – 2º Kyu (Nikyu)
O roxo é uma mistura das cores azul e vermelho. Essa é a cor usada pelos sacerdotes católicos para refletir santidade e humildade.
Ela gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima.
Esta é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia, das transformações e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual.
A cor violeta é excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental.
Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando em mau aspecto determina manias e fanatismo.
Representa o mistério, expressa a sensação de individualidade, influenciando emoções e humores, mas também simboliza a dignidade, a inspiração e justiça. Gera tensão, poder, tristeza, piedade, sentimentalidade.
Tendo isso tudo em mente, a cor desta graduação nos indica que devemos encontrar novos caminhos e elevar nossa intuição espiritual.

Faixa Marrom_160 A Faixa Marrom (Chairo Obi)– 1º Kyu (Ichi Kyu)
É a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras mantidas até aqui. Representa a conexão do praticante com o patrono do estilo que lhe foi passado, representado por seus mestres.
Para criar essa cor, você precisa misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. Também representa a autocrítica e a dependência dos mestres para chegar até aqui. Significa que se está completando o processo de amadurecimento, tanto nos conhecimentos técnicos quanto no aspecto mental.
Essa faixa, pela sua cor, emana a impressão de algo maciço e denso, compacto.
Sugere segurança e isolamento. Representa também uma poluição que deve sempre ser limpa, através da prática fiel aos princípios do Budô.
Uma pessoa que gosta de vestir-se com marrom por certo é extremamente dedicada e comprometida com o seu trabalho, sua família e seus amigos.
A cor marrom gera organização e constância, especialmente nas responsabilidades do cotidiano. As pessoas que gostam de usar essa cor são capazes de ir “à raiz das coisas” e lidar com questões complicadas de forma simples e direta. São pessoas “sensatas”.

Faixa Preta_160 A Faixa Preta (Kuro Obi) – 1º Dan (Sho Dan)
É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada. A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai.
Observa-se que na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência, mostrando assim o estado mental de quem atingiu essa graduação.
Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam as regras convencionais ou são regidos por outras normas sociais, como é o caso dos padres ou dos guerreiros que seguem o Budô.
Essa cor também nos dá uma noção de tradição e responsabilidade. É a ausência de vibração da “não cor” que dá a sensação de proteção ou afastamento.
Por outro lado, absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas.
A meditação nessa cor permite a introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial.
Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas. O excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. A cor preta relaciona-se ao elemento água que adapta-se a todas as formas e contorna todos os obstáculos. É o símbolo do máximo Yin.